A ninja-to se caracteriza por possuir lâmina ligeiramente mais curta, uma tsuka (empunhadura) mais longa. Apesar do que se acredita, a lamina da ninja-to não era reta. As ninja-to eram criadas à partir do manejo de peças de Katanas e Wakizashis obtidas pelos ninjas. A ninja-to era usada para diversos fins e não unicamente para combater, mas também escalar, escavar, como apoio, sua saya (bainha) também era usada para transportar documentos secretos o pós cegantes. Por ser de lamina curta, mas levada dentro de uma saya (bainha) de tamanho normal, permitia um saque mais rápido que a da Katana. Além do mais por ser de menor peso e mais curta permitia um manejo mais ágil, sobre tudo em distancias curtas e espaços confinados.
Diferente dos Samurais, que viam suas Katanas como parte de seu corpo e de sua alma, que lhe davam nomes até mesmo personalidade, os Ninjas viam as espadas como uma ferramenta de sobrevivência. A ninja-to reta foi criada para uso em filmes americanos e se popularizou cirando um mito de que tal espada tenha sido empregada pelos ninjas.
Outras formas de Ninja-to compreendem:
Gyaku Wakizashi - uma wakizashi montada com a lamina ao contrário dentro da bainha de forma que a ponta ficava em direção ao cabo.
Shikoro Gatana - Uma espada com lamina modificada para ser empregada como serra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário