Casou-se com a sra. Uno Tane, que nasceu em 28 de junho de 1897 e morreu em 4 de fevereiro de 1991. Eles adotaram uma garota de nome Yoshiko. Seu pai (Takamatsu Gishin Yasaburo), dono de uma fábrica, recebeu o título de Dai-Ajari (mestre) em Budismo Shingon, de um sacerdote da montanha de Kumano. Seu dojo foi chamado de "Sakushin" (Cultivando o espírito).
Recebeu de seu avô (Por parte de mãe), Toda Shinryuken Masamitsu o título de Soke (patriarca) das tradições da Shinden Fudo Ryu, Koto Ryu Koppo-Jutsu, Gyokko Ryu Kosshi-Jutsu, Togakure Ryu Ninpo, Gyokushin Ryu Ninpo e Kumogakure Ryu Ninpo. De Mizuta Yoshitaro Tadafusa ele recebeu a Hontai Takagi Yoshin Ryu Ju-Jutsu (aos 17 anos), e de Ishitani Matsutaro Takakage recebeu a Kukishin Ryu, Gikan Ryu, Hontai Yoshin Takagi Ryu e Shinden Muso Ryu também. Ele era um grande amigo de Jigoro Kano (Judô Kodokan), ambos viviam na mesma região.
Viajou pela Coreia, Mongólia e China aos 21 de idade. Ensinava artes marciais e se envolveu em algumas batalhas de vida ou morte. Estudou 18 artes marciais coreanas e chinesas. Foi guarda-costas do último imperador chinês Puyi. Se tornou sacerdote de Budismo Tendai em 1919. Em 1921 foi autorizado a copiar as escrituras da família Kuki. Durante a Segunda Guerra Mundial (1945), as escrituras originais foram destruídas e perdidas. Em 1949 ele presenteou a família Kuki com as novas escrituras as quais foram copiadas do original e de sua própria memória. Era surdo de um ouvido, devido a uma de suas lutas. Ele disse que os Monges Shaolin e seu Kung Fu chinês eram os inimigos mais perigosos que havia conhecido. Foi enterrado no cemitério de Kumedra em Nara. Ele escrevia artigos para o jornal Yokyo Times. Era muito conhecido no Japão, como um grande mestre de jujutsu e bojutsu, mas muitas pessoas foram surpreendidas ao saber que ele era um grande mestre ninja.
Depois da Segunda Guerra Mundial Takamatsu investiu seu tempo em treinar seus sucessores de suas tradições marciais.
Foi contemporâneo, amigo e reverenciado por Jigoro Kano, criador do judô e por Morihei Ueshiba, criador do aikidô e grão-mestre em aikijujutsu.
Teve como seu principal sucessor, herdeiro de 9 escolas, o mestre Masaaki Hatsumi o qual mantinha com ele uma forte amizade. Posteriormente, Masaaki Hatsumi fundou a Bujinkan, em homenagem a seu mestre - Toshitsugo Takamatsu, onde passou a ensinar as tradições que recebeu.
Em 1919 voltou para casa e dedicou-se à estudar os ensinamentos da seita budista tântrica Mikko. Posteriormente, aos 30 anos de idade foi ordenado sacerdote Mikko Thendai-Shu no mosteiro Hihei de Kyoto. Tinha encontrado o
equilíbrio perfeito ao poder espiritual e ao poder do guerreiro.
Depois de seus anos como sacerdote, Takamatsu casou-se aos 32 anos em matrimônio com a jovem Uno Tane, que nasceu em 28 de junho de 1897 e morreu em 4 de fevereiro de 1991. foram morar à oeste de Iga, na cidade de Kashiwara. Eles adotaram uma garota de nome Yoshiko. Seu pai (高松義心弥三郎 – Takamatsu Gishin Yasaburô), dono de uma fábrica, recebeu o título de Dai-Ajari (大阿闍梨 – mestre) em Budismo Shingon (眞言), de um sacerdote da montanha de Kumano (熊野). Seu Dojô foi chamado de Sakushin (策心 – Cultivando o espírito).
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Takamatsu Sensei estava uma vez em uma loja, quando vários gângsters da Yakuza entraram e exigiram dinheiro de proteção do dono assustado. Takamatsu agarrou um deles, e o prendeu na loja. Os outros ele mandou de volta ao chefe deles e lhes disse que digam que “Jutaro” estava na cidade. O chefe enviou uma mensagem que dizendo que a loja permaneceria só. Não se sabe se o chefe de Yakuza fosse um amigo de Takamatsu, ou se ele tivesse sido derrotado por Takamatsu em uma briga quando criança. Aproximadamente aos 65 anos, enquanto ele estava caminhando, ele se encontrou com vários homens que batiam em um homem velho e na filha jovem dele. Os assassinos tinham hostilizando o homem por dinheiro de proteção que era algo que ele não pôde dispor. Takamatsu pisou adiante, e lhes disse que deixassem o homem em paz. A quadrilha não tinha medo de Takamatsu, até que ele chamou o líder deles de “Bozô” (menino de cabeça raspada). Chamando o líder deles de Bozo era um insulto que poucos ousariam dizer. Takamatsu disse novamente que eles deveriam deixar o homem e a filha dele em paz, e então ele lhes disse para voltar para o chefe deles e contar que Moko No Tora dizia que eles deveriam deixar estas pessoas em paz. Bozô enviou um dos homens dele ao líder da quadrilha que tinha herdado a quadrilha de mais de 15.000 homens de seu pai. Ele apressou-se imediatamente à cena para ver Takamatsu. Ele disse que pensou que Moko No Tora estava morto. Imediatamente ele concordou em deixar a família em paz, com medo de Takamatsu. O líder enviou pacotes de flores então à família como pedido de desculpa.
Na década de 60, Takamatsu Sensei escreveu uma série de artigos no “Japan Times” (importante meio de comunicação do Japão). Todos estes artigos falaram de Ninjutsu, Budô e Bujutsu.
Em um dos artigos, Takamatsu escreveu que nas Artes Marciais, quando se tratava de combate real, era necessário estar preparado para matar o seu atacante.
Após ler o artigo, um mestre de Karatê apareceu na televisão e disse que o que Takamatsu havia escrito era errôneo, velho, não mais necessário nos dias de hoje. Ele chamou Takamatsu de “passado”. Após conseguir uma entrevista na televisão, Takamatsu disse que ele era o passado vivo e que entendera os comentários como um desafio, do qual ele aceitara. Takamatsu deu três dias para que o mestre de Karatê se retratasse publicamente dos seus dizeres. Se isso não ocorresse, Takamatsu iria lutar com ele com uma mão amarrada nas costas. Antes do término dos três dias, o mestre de Karatê se retratara.
Toshitsugu Takamatsu enfrentou aproximadamente 19 lutas, das quais apenas 7 foram em competições e 12 foram até a morte. Combates mortais eram consequência de sua fama, que incomodava outros artistas marciais. Para que pudesse sobreviver, ele ensinava artes marciais por toda a China. Chegou a ter cerca de 800 alunos, entre chineses, japoneses, franceses e americanos. Ensinava a, mais ou menos, 80 alunos por dia. Assim, conseguiu realmente ganhar bastante dinheiro para tempos difíceis como aqueles. Após a invasão da China pelo Japão, na Manchúria foi criado pelos japoneses um estado chamado Manchukuo, onde Takamatsu foi nomeado presidente da Nippon Minkoku Seinen Botoku Kai (Organização Japonesa de Artes Marciais). Tudo isso aconteceu antes que ele completasse 30 anos de idade. Depois de ter passado 10 anos na China, Takamatsu retornou ao Japão, em 1919, onde tornou-se monge do monastério Tendai, nas montanhas Hiei, perto de Kyoto. Mais tarde ele passou a ser um dos líderes do monastério. Assim, ele arrependia-se pelos “pecados” de sua juventude. Depois da Segunda Guerra Mundial Takamatsu investiu seu tempo em treinar seus sucessores de suas tradições marciais. Por volta dos seus 70 anos conheceu seu melhor estudante e amigo, Masaaki Hatsumi, com qual treinou durante mais 15 anos na cidade de Nara e teve como seu principal sucessor, herdeiro de 9 escolas, o mestre Masaaki Hatsumi o qual mantinha com ele uma forte amizade. Ao fim de seus dias nomeou a Masaaki Hatsumi, Sôke dos 9 Ryus. Um dia Takamatsu e Hatsumi estavam sentados na casa de Takamatsu conversando. Takamatsu em certa hora pediu que Hatsumi fechasse seus olhos. Takamatsu saiu do quarto sem fazer barulho. Voltou, então com uma espada atacou Hatsumi usando Jumonji Kiri que são dois cortes: um vertical e um horizontal.
Hatsumi conta que ele sentiu algo errado e se moveu lateralmente, então ele sentiu que devia pular para a frente. Após isso, Takamatsu disse a Hatsumi que ele tinha o sentimento (Sakki) e presenteou Hatsumi com a espada que usou para atacá-lo. Após isso, Hatsumi recebeu o Menkiyo Kaiden.
Posteriormente, Masaaki Hatsumi fundou a Bujinkan, em homenagem a seu mestre – Toshitsugu Takamatsu, onde passou a ensinar as tradições que recebeu.
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